PASSEIO DE ESCUNA
Passeio de escuna é uma forma muito agradável para conhecer a belíssima Baía de Paraty que tem cerca de 65 ilhas e centenas de praias. As escunas fazem paradas em lugares de exuberante vegetação e praias de águas límpidas e esverdeadas. Um passeio maravilhosa para relaxar, nadar, fazer snorkelling e desfrutar da beleza da natureza espetacular do arquipélago da Baía de Paraty.
PARQUE NACIONAL TRINDADE
Esta pequena vila de pescadores situada dentro da Área de Parque Nacional da Serra da Bocaina é famosa pela beleza natural das praias, cachoeiras e trilhas na mata atlântica. Trindade é um dos pontos turísticos mais importantes do município de Paraty.
Trindade tem quatro praias paradisíacas e uma piscina natural do Caixa D’aço, lindo demais.
CACHOEIRAS
No cenário maravilhoso do Parque Nacional da Serra da Bocaina tem várias cachoeiras belíssimas de águas puras e cristalinas. Pedra Branca, Tobogã e Poço do Tarzan são ótimas para um banho refrescante. Na região das cachoeiras tem vários alambiques famosos onde se pode ver a fabricação da cachaça e tem degustação com vários sabores.
SACO DA MAMANGUÁ
O Saco do Mamanguá é o único fiorde tropical em América do Sul. Tem uma entrada de mar com 8 km de extensão e 2 km de largura. A sua beleza natural é espetacular e tem uma rica biodiversidade na flora e fauna da mata e da vida marinha com tartarugas e golfinhos. Na região da Mamanguá tem 33 praias e 8 comunidades caiçaras.
PRAIAS
Várias das centenas praias da baía de Paraty tem acesso apenas por barco ou trilha. Praia do Sono, famosa pela sua beleza de areias brancas e mar azul é um cenário maravilhoso.
Muitas das 65 ilhas no arquipélago de Paraty tem praias paradisíacas com água transparente. Vale a pena fazer um passeio de barco a ilha Pelada e Ilha do Cedro.
Praias de fácil acesso e ideal para banho são Iriri (dentro da reserva Pataxós), São Gonçalinho, Pitanga, São Gonçalo, Prainha e praia do Meio em Trindade.